Em prol da Saúde Sexual


Em prol da Saúde Sexual
Instituto Paulista de Sexualidade – Oswaldo M. Rodrigues Jr.
A sexualidade passou, oficialmente, a ser considerada um dos quatro pilares que determinam a saúde de uma pessoa para a Organização Mundial de Saúde. Dentro da Psicologia, desde os primórdios no final do século XIX, as questões da sexualidade sempre foram consideradas, mas poucos dedicaram-se a auxiliar pessoas com dificuldades e problemas sexuais. Ainda faltam muitos profissionais de saúde, e em especial os dedicados ao comportamento sexual, que atuem e permitam as pessoas superarem problemas sexuais.
Assim, baseados na procura de auxiliar indivíduos e casais a encontrarem o bem estar sexual e atingirem a felicidade, que um grupo de psicólogos criou o InPaSex, uma clínica de psicologia em sexualidade, em outubro de 1996. A valorização da psicologia que pode se dedicar às questões da sexualidade passa a guiar o grupo de psicólogos que sempre atuou na interface com médicos urologistas e ginecologistas em prol dos homens e mulheres que buscam curar-se das dificuldades sexuais.
Problemas sexuais atingem os casais diminuindo a qualidade de vida e trazendo outras características negativas que prejudicam mais o relacionamento do casal. Os homens queixam-se de dificuldades relacionadas à ereção peniana, que em especial dificulta a relação sexual de penetração. A segunda queixa é a falta de controle voluntário sobre a ejaculação, produzindo a ejaculação precoce, quando os homens ejaculam em até dois minutos, ou não sentem que o coito é prazeroso por ser mjuito rápido. Problemas de desejo sexual atingem mais mulheres do que homens, mas ambos reclamam cada vez mais nos últimos anos, produzindo principalmente a inadequação sexual do casal. Mulheres ainda tem grandes dificuldades em obter orgasmos nas relações, e a falta do interesse no sexo dificulta mais ainda a solução deste problema. Dúvidas e incomprensões que trazem ansiedades, apreensões e malestares ao redor da vida sexual também trazem pessoas ao consultório tentando solucioná-los.
O InPaSex sempre teve outros objetivos além de atender pacientes com problemas sexuais. O ensino e a ciência estão dentre estes objetivos. Um destes objetivos tem sido ensinar psicólogos e médicos a atuar em terapia sexual, pelo que mantemos um Curso de Especialização em Psicoterapia com Enfoque na Sexualidade – CEPES, que faz 10 anos. O CEPES é coordenado pela Diretora e Psicóloga Carla Zeglio. Também temos um Curso de Atualização em Terapia Sexual que chegou à 41ª turma em 2011, uma versão de 20 horas que ocorre em meses de férias escolares. Ainda nesta linha de atuação mantemos desde 1998 uma revista técnica de tiragem de 1200 exemplares, de periodicidade semestral que publica artigos de renomados especialistas de toda América Latina, em português e espanhol; a revista é editada pelos psics. Oswaldo Rodrigues Jr, Angelo Monesi e Carla Zeglio.
Dedicados a estudos e pesquisas os membros criaram o GEPIPS – Grupo de Estudos e Pesquisas do InPaSex, através do qual novos estudos têm sido apresentados em congressos de psicologia, medicina e sexualidade, no Brasil, América Latina e Europa, com regularidade mensal nestes 15 anos de existência do grupo. Nesta linha o InPaSex tem organizado palestras, Simpósios Jornadas e Congressos, desde locais a Latino-americanos, além de participar da organização de dezenas de eventos científicos brasileiros, latinoamericanos e mundiais. O GEPIPS é composto de psicólogos dedicados aos estudos que servem de base para o trabalho clínico e hoje tem membros no Piauí, Mato Grosso, Santa Catarina, e mesmo no Uruguay e Argentina, já compondo a Rede Latinoamericana de Investigación em Sexualidad.

GEPIPS - apresentações científicas em congressos


Estudos e pesquisas produziram muitas participações em televisão e rádio, revistas e jornais e mais de uma dúzia e meia de livros com temas de sexualidade.
A Psicoterapia focalizada na sexualidade é uma forma de tratamento psicológico que auxilia as pessoas e casais a alcançarem a felicidade sexual modificando atitudes de acordo com os objetivos destas pessoas e casais, produzindo a compreensão sobre como os problemas sexuais se desenvolveram e como podem ser superados hoje ou em qualquer outro momento futuro quando uma circunstância problema possa vier a ocorrer. Os problemas e queixas sexuais que podem ser tratados pela psicoterapia sexual são:
– problemas de desejo sexual – falta de desejo e motivação para fazer sexo, excesso de desejo sexual, desejos sexuais diferentes, desequilíbrio do desejo entre os membros do casal;
– problemas de excitação sexual – no homem a dificuldade em obter ou manter ereções penianas satisfatórias para o relacionamento sexual; na mulher problemas de lubrificação vaginal que dificulta a relação de penetração;
– dores nas relações sexuais – em homens e mulheres (incluem a dor “só no comecinho” da relação); vaginismo (incapacidade da mulher poder ser penetrada, mantendo-se fechada);
– ejaculação – incapacidade do homem de controlar voluntariamente a ejaculação produzindo um tempo de penetração útil para o relacionamento a dois (por exemplo ser capaz de manter-se em penetração sem ejacular por 25-30 minutos); dificuldades ou incapacidades de ejacular durante o ato de penetração (mas ejacula rapidamente na masturbação);
– orgasmo feminino – dificuldades ou incapacidade de sentir prazer orgásmico na relação sexual;
Geralmente os problemas se somam e são mantidos dentro do relacionamento do casal que pode não ter causado o problema mas o mantém.
Os problemas sexuais tem como ser tratados e permitir que mulheres e homens serem felizes.
O InPaSex conta com uma equipe com experiência técnica que atinge 27 anos: Oswaldo Rodrigues Jr., Angelo Monesi, Carla Zeglio, Carolina Fernandes, Diego Viviani, Giovanna Lucchesi, Juliana Bonetti. Cada qual dedicado ao atendimento de casais que precisam de orientações no relacionamento conjugal e sexual, trabalhando com a psicoterapia da sexualidade.
Tem sido nosso lema: Auxiliar encontrar a felicidade sexual, a saúde sexual!
http://www.inpasex.com.br

Anúncios

Sobre Psic. Oswaldo M. Rodrigues Jr.

Psychologist and sex and couple´s therapist at Instituto Paulista de Sexualidade www.inpasex.com.br Psicólogo e Psicoterapeuta Sexual e decasais do Instituto Paulista de Sexualidade www.oswrod.psc.br
Esse post foi publicado em Health and wellness, saúde sexual. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s