Quando deve ocorrer sexo quando se conhece uma pessoa


Quando deve ocorrer sexo quando se conhece uma pessoa
Psic. Oswaldo Martins Rodrigues Junior, psicoterapeuta sexual e de casais, Diretor do Instituto Paulista de Sexualidade e da ALAMOC – Associacao Latinoamericana de Análise do Comportamento e Terapia cognitivo-comportmental – http://www.oswrod.psc.br

Psic. Oswaldo M. Rodrigues Jr.


No mundo ocidental sexo e amor adquiriram no último século significados distintos.
Há dois séculos, no centro da Europa, um casal procurava o padre para um casamento quando, após engravidarem reconheciam que poderia casar-se. Estas regras sociais apontavam para o sexo como meio de se chegar ao casamento.
Com o século XX houve uma valorização do relacionamento afetivo e a desvalorização do sexo como meio para o casamento. Ainda hoje podemos ver e saber de mulheres que buscam com a gravidez obter ou manter um relacionamento, e o perdem, ficando com o filho, produto do sexo. As regras sociais mudaram!
Ainda existem duas formas de compreensão. Encontros fugazes na balada são para satisfação e aprendermos como podemos sentir as coisas, termos emoções. Relacionamento de longo prazo implica em podermos conhecer a outra pessoa, conversar, ter tempo para compreender se a outra pessoa se encaixa no nosso plano de vida.
Se questionarmos à nossa volta, perceberemos que muitos dos casais que existem formaram-se em outros ambientes: escola, trabalho… situações que permitem aproximação e conhecimento mútuo. Assim ambos têm tempo para saberem se se encaixam nos planos de vida.
Além disso, a obrigatoriedade de se fazer sexo no primeiro encontro pode revelar ansiedade e isto pode ser percebido pelo outro que pode considerar este evento sexual algo que não se encaixa no plano de vida… ter alguém que saiba suportar frustrações, postergar necessidades para melhor momento…
O que vai ditar a relação interpessoal será o planejamento de vida e como cada um quer ou pretende que seja.
Se o sexo não for produzido por ansiedade será um prenúncio de possibilidade de relacionamento afetivo. Se o casal se conhece na balada e consegue desenvolver um relacionamento que se estende e não precisa ser baseado em sexo, ter feito sexo logo de início não impedirá
Quando sabemos o que procuramos na vida e estamos seguros de que as atividades a dois devem ser na direção do que desejamos, isto pode incluir sexo. Mas temos que compreender que muitas pessoas, mulheres e homens, desejam casamentos sem o compromisso de sexo. Então, o começo de um relacionamento a dois pode ocorrer sem sexo e assim permanecer, o que difere de um relacionamento que ao se iniciar com sexo e continuar, provavelmente baseará a vida conjugal nas atividades sexuais.
Sexo assim como outras características que exercerão grande efeito na existência do casal será testado para que cada um compreenda qual o lugar do sexo para ambos. Assim, o sexo em si dependerá dos significados que cada um dá para esta atividade. Se ambos valorizarem sexo, provavelmente será executado mais cedo após o encontro e influenciará positivamente a formação e manutenção do casal.
Quando cada um tem sua compreensão moral a respeito de sexo e de como o sexo deve ser feito ou quando deve ocorrer, esta diferença de significados não facilitará o relacionamento baseado na atividade sexual.
Se ambos considerarem o sexo importante, não estiverem ansiosos, provavelmente farão sexo o mais breve possível e isto os manterá juntos.

Anúncios

Sobre Psic. Oswaldo M. Rodrigues Jr.

Psychologist and sex and couple´s therapist at Instituto Paulista de Sexualidade www.inpasex.com.br Psicólogo e Psicoterapeuta Sexual e decasais do Instituto Paulista de Sexualidade www.oswrod.psc.br
Esse post foi publicado em namoro. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s